DIFERENÇA ENTRE MENTORIA E COACHING

Sempre após as minhas palestras, em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil, invariavelmente sou procurado por pessoas que pedem a minha orientação. Querem me contratar para ouvir e ajudar a resolver o que entendem ser um problema, pessoal ou profissional. Entretanto, a grande maioria não sabe de fato o que precisa, então todos me perguntam se faço coaching.

Afinal, o que é coaching? E qual a diferença entre mentoria e coaching?

Entendo que são coisas diferentes, para situações diferentes.

O coaching é uma ferramenta muito utilizada quando você precisa de ajuda para refletir sobre o seu caminho. O coach é a figura que vai ajudá-lo a organizar o pensamento para que você possa decidir melhor, te provocar reflexões. Mas jamais vai sugerir algo ou decidirá por você.

Já a mentoria é um processo diferente. Você busca alguém com mais experiência que você , que já tenha passado por uma situação similar para que possa conversar com ela sobre os possíveis caminhos e ela lhe ajudar, contribuído com a decisão.

Brinco com os meus amigos dizendo que eu não tenho equilíbrio emocional para ser coach. Quero logo me meter, conversar com a pessoa, mostrar os caminhos, dar a minha opinião e ouvir a dela. É claro que a palavra final é sempre do mentorado, mas é importante entender aquele cara ali como um parceiro para a troca de experiências, de percepções, de visão de mundo e de negócios.

Cada uma das duas opções é realizada por profissionais de formações distintas, usam métodos diferentes e buscam resultados diferentes. É importante entender para escolher o que de fato você precisa.

 

Compartilhe essas ideias

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email