PALESTRANTE EM INGLES

É curioso como ainda temos poucos eventos com palestras em inglês no Brasil. Até mesmo na cidade de São Paulo, com grande volume de empresas e negócios  multinacionais, acho pouco.

Lembro do começo da minha consultoria em negócios internacionais, que na década de 1990 recebia as missões comerciais britânicas para apresentá-los ao mercado e às regras de negócios do nosso país. Um dia de trabalho com workshops e palestras. Ok, não sou tão novo assim…

Missões comerciais da indústria farmacêutica, automotiva, de alimentos e bebidas entre outras eram recepcionadas pela minha empresa e apresentávamos, em inglês, a estrutura do mercado local, a legislação, impostos, certificados e autorizações necessárias, além de acompanha-los em visitas técnicas. Só não conseguia explicar como se calcula o ICMS, tarefa ingrata para executivos oriundos de países com legislação simples e objetiva.

Depois comecei a receber alunos dos MBAs internacionais, como dos EUA, Canadá e Ucrânia. Sempre interessados em fazer negócios no Brasil. Aula de negócios Doing Business in Brazil.

Por fim, saindo para palestrar em inglês em eventos na América Latina, como Argentina e Chile, apresentando a metodologia que desenvolvi para a modelagem de negócios ou contando o cases da criação da categoria de cerveja gourmet no Brasil, que tive a honra de participar ativamente. Só não me pergunte porque o idioma era o inglês e não o espanhol. Não saberia responder.

De tudo, trago ótimas lembranças do engajamento e do interesse dos participantes, a vontade de fazer seus negócios cruzarem as fronteiras e gerar novos projetos, conquistando mercados e clientes.

Compartilhe essas ideias

www.alessandrosaade.com.br

Ale Saade

© All rights reserved