VOCÊ SABE A HORA DE PARAR? – Por que alguns empreendedores continuam insistindo e perdendo dinheiro com algumas ideias?

É curioso como muitos empreendedores simplesmente ficam inebriados com suas criações! O fato é que ideias maravilhosas, mesmo em mercados promissores, nem sempre dão certo.

E o mais curioso é que é algo recorrente, independente da época, independente do país. Aquela sacada para ganhar dinheiro com a Copa do Mundo de Futebol, a grande ideia para aumentar as vendas durante aquele grande festival de música, ou mesmo a nova modalidade de venda ou de atendimento que você criou para se diferenciar da concorrência.

Mudança, inovação, coragem, sempre estiveram presentes no DNA do empreendedor, do empresário arrojado. O risco é que o excesso de coragem, de arroubo, de confiança, o torne míope e prejudique a correta avaliação do resultado da estratégia recém implementada.

Tão importante quanto saber criar e ter a coragem de tentar, é saber perceber que é hora de mudar de rumo, ajustar a estratégia ou mesmo, desistir e parar. Mesmo que tenha muita certeza de que vai dar certo! É aquele momento em que o empresário fica se perguntando… E se eu tentasse só por mais três meses? E seu logo depois que eu parar, alguém começar e der certo? E se eu investir só mais um pouquinho?

Pois este pouquinho pode lhe obrigar a vender o carro para pagar as contas da sua teimosia. Pode custar um ano de lucro. Pode até mesmo lhe tomar a casa onde mora! Assustador? Pois a realidade é exatamente esta. Ainda mais quando estamos falando de empresas de médio e pequeno porte.

Não pense que estou aqui para desmotiva-lo ou desestimulá-los quanto à criação e à mudança. Pelo contrário! Acredito fortemente que a mudança é o que mantem as empresas vivas, o mercado aquecido e clientes e empresários felizes. Entretanto, a velocidade só tem utilidade na direção certa. Correr na direção contrária só o afastará mais e mais do seu objetivo. E pior do que gastar tempo e dinheiro, é gastá-los sem nenhum retorno para a empresa. Ou pior, gastá-los e piorar o resultado!

A relação com o cliente se constrói a longo prazo, mas o resultado da nova ideia vem rápido. Ou não vem! A máxima para novos negócios também vale para novas ideias e estratégias: modelagem é o segredo. Simule a operação em pequena escala e teste se dá certo. Entenda e corrija rapidamente os erros, eles servem para fortalecer o seu negócio. E só então aumente a operação, e seja agressivo nesta fase.

Portanto, ajuste a sensibilidade do seu radar, seja mais crítico antes de colocar uma ideia no ar, tenha controle e acompanhe todo o processo, e tenha a coragem de mudar ou mesmo parar a operação se entender que os esforços não estão trazendo resultados.

Tá esperando o que? Vamos mudar!

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Ale Saade

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